Notificações
Limpar tudo

Forum de Concursos GRATUITO, milhares de livros em PDF, é só clicar e baixar.

Crie sua conta GRATUITAMENTE, clique nos links para se REGISTRAR ou fazer LOGIN 

Você também pode adicionar seus materiais, contribua na maior comunidade de concurseiros.

O Forum está organizado por disciplinas e assuntos, para ver a lista completa  CLIQUE AQUI

 

O Rateio Ninja possui cursos para concursos de diversas editoras (Estrategia, Gran, Aprova, Alfacon, Casa, Focus, Direção, Exponencial, LFG, Damasio, CEISC, Enfase, e muito mais).

Com o Rateio Ninja você consegue adquirir o curso com um SUPER DESCONTO, para saber mais  CLIQUE AQUI

 

[Fechado] Duvidas Frequentes

 

Ingressou: 3 anos atrás
Posts: 860
Tópico  

Forum Turbo

Somos o maior e melhor Forum voltado para Concurso Público.

"Livro no Brasil é caro, elitista e excludente", diz criador da Flup.

O livro no Brasil é caro, o livro no Brasil é elitista, o livro no Brasil é excludente, o livro do Brasil não é acessível, mais do que isso: o livro é quase que um símbolo de diferenciação cultural.

O Brasil não tem uma política de bibliotecas, as bibliotecas no Brasil são as bibliotecas das escolas. E para muitas pessoas a leitura não faz parte do seu dia a dia, porque há cidades em que não há biblioteca, nem livraria, as pessoas terminam seus estudos e deixam de ter contato com os livros na sua rotina.

Vivemos num país extremamente desigual, e o fórum foi criado para reduzir a desigualdade, para aproximar as pessoas, para ser um local de compartilhamento de ideias, opiniões e materiais.

O Forum incentiva a venda de livros, isto mesmo, as pessoas que possuem recursos para comprar o livro, pode ter contato com o livro que goste aqui no Forum, e depois comprar o livro físico para poder escrever nele, fazer anotações, e etc....

Já a pessoa que não possui recursos, ela dificilmente iria poder comprar um livro, então o Forum não está impactando a indústria do livro, pois este recurso nunca entraria no caixa.

Além disso, exercemos a funções de incentivar a leitura e reduzir a desigualdade social, pois uma pessoa que não possui recursos, pode se preparar com os materiais dispostos aqui para ascender socialmente, seja num concurso publico, na universidade, ou na carreira profissional. E ainda no futuro ter recursos para comprar os livros.

 

"NÃO LUTAMOS APENAS PARA DISPOR MATERIAIS GRATUITOS, MAS POR LIBERDADE EM PODER ESTUDAR E AJUDAR!" 

Este sonho iniciou-se em 2017 com um pequeno grupo de concurseiros (Dalton, Mariana e Vale), que precisavam de um espaço para organizar seus materiais de estudos, e as atividades foram crescendo com a ajuda de novos integrantes.

Hoje muitas pessoas já alcançaram a aprovação, e mesmo assim continuam postando para deixar organizado seus materiais e também ajudar os outros concurseiros.

Aqui é uma grande biblioteca dos concurseiros, e tudo é GRATUITO, não existe venda, pois nossa intenção é realmente ajudar você.

Isto sim, é um forum administrados por concurseiros, como eu e você.

É isto mesmo, tudo 100% GRÁTIS, e o melhor, não existem pegadinhas, vírus ou propagandas chatas.

 

COMO SE CADASTRAR E SE JUNTAR AO FORUM

O link de cadastro encontra-se no menu "Registrar" 

Você pode utilizar dados fictícios na conta.

Caso a conta já tenha sido criada, é possível editar no menu "MEU PERFIL -> CONTA".

 

EXCLUSÃO DA SUA CONTA

Caso você queira excluir sua conta criada no Forum, clique aqui

 

CONTRIBUA COM O SITE, ENVIANDO MATERIAIS:

Se você tem material de concurso, contribua com a comunidade!

Para postar materiais, basta escolher a disciplina ou concurso dentro do Forum, e subir o material (fazer upload).

Você pode enviar materiais em qualquer formato (pdf, vídeos, etc...)

 

CADASTRO SIMPLIFICADO

NÃO é possível ter a identificação de quem postou o material, nós garantimos o sigilo e privacidade dos usuários.

Com o cadastro simplificado, é pedido um email qualquer e um apelido, e crie uma senha para acessar o site.

Sugerimos que insira DADOS FICTÍCIOS.

Somente isto, e nenhum outro dado é exigido ou coletado.

Se você tiver bons materiais, poste no forum e ajude este grupo a crescer.

 

MATERIAIS ORGANIZADOS POR DISCIPLINA E CONCURSO

Materiais separados por disciplinas e concursos.

 

BAIXE MATERIAIS SEM LIMITES

Você tem total liberdade aqui, NÃO há limitações para baixar os materiais do fórum.

 

SEGURANÇA E PRIVACIDADE

É mais seguro que grupos do WhatsApp ou GoogleDrive, pois no Forum NÃO fica exposto seu numero de telefone, nem email. 

O Forum se reserva no direito de negar qualquer pedido de exposição de dados dos usuários, pois o Forum NÃO coleta dados dos seus usuários.

 

QUANDO É GRATUITO, NÃO É ILEGAL

Inexiste no judiciário brasileiro condenação por compartilhamento gratuito de livros. O que existe – e são poucas – são decisões contra comércios e prestadores de serviços reprográficos (as xeroxs) dada sua natureza comercial.

Não existe estudo sério e independente que confirme que a cópia digital de livros  prejudique as vendas. Como aponta este estudo, são questionáveis os números e a metodologia destas pesquisas:

A FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL - Tese de doutorado (FDUSP, 2015)

Anais do IV Congresso de Direito de Autor e Interesse Público, UFSC: Fundação Boiteux, 2010, página 132:

(...) observa-se um exagero no protecionismo do direito autoral, mas não motivado pela ideia de defender os direitos fundamentais, conforme a Constituição, mas somente agradar o mercado e fugir das discussões acerca do tema.

 

E aos que acreditam que o compartilhamento é prejudicial aos autores, eu deixo como resposta um depoimento de Neil Gaiman, um grande autor e vendedor de livros, quando provocado a respeito do tema na entrevista que precedeu sua participação na Flip:

 

Em projetos similares, já foi visto autores e professores dizendo que suas obras se tornam mais conhecidas com a ajuda do compartilhamento; e que, com essa divulgação, vendem mais livros.

Há também depoimentos de estudantes que afirmam conhecer as obras pelo site e depois compram o exemplar físico.

O PDF não substitui o livro impresso.

 

MONOPÓLIO INTELECTUAL

Se acreditamos que o fundamental na carreira de um livro seja sua leitura pelo maior número possível de pessoas, a disponibilização online só pode ajudá-la. Temos o testemunho de autores como Paulo Coelho, que dizem que passaram a vender mais livros depois que tiveram suas obras disponibilizadas na internet. Há também o caso da editora Hedra, que, depois que deixou alguns de seus livros disponíveis integralmente no Google Books, passou a vender mais exemplares.

Para além de qualquer discussão comercial, o importante, porém, é perceber que o livre compartilhamento veio para ficar, porque ele é a realização de um ideal de busca do conhecimento e de comunhão cultural que sempre esteve na base dos grandes momentos de afirmação de nossa humanidade. Estamos diante de uma nova Renascença, de um novo Iluminismo – nada menos do que isso.

A coleção de leituras de um verdadeiro leitor não é nunca um jogo de soma zero: compras, cópias impressas, empréstimos e cópias digitais coexistem e se reforçam. Mas os patrimonialistas dos direitos autorais, cuja atuação não supõe a defesa dos autores, e sim a preservação de monopólios de intermediários, querem nos impor uma ordem de coisas dentro da qual fazer cópia de um livro é crime, xerocar um capítulo é crime, digitalizar um romance é crime. Se é assim, que fique claro: todos nós, leitores, somos criminosos. Não há um único que não seja.

A internet eleva ao máximo o potencial democrático da circulação do pensamento. E coloca, no centro do debate contemporâneo, o conflito entre uma visão formal-patrimonialista e outra material-comunitária da liberdade de expressão. Tal cisão, bem real, pareceria manifestar-se no conflito entre direitos autorais e direito de acesso. Estes não são, porém, necessariamente antagônicos, pois o prestígio moral e econômico de um autor ou de uma obra está, em última análise, ligado à sua visibilidade. São incontáveis os exemplos de escritores e editoras que não só se tornaram mais conhecidos, como tiveram um incremento na venda de suas obras depois que estas apareceram para download.

Assim, o verdadeiro conflito não é entre proprietários e piratas, mas entre monopolistas e difusionistas.

A concepção monopolista-formal dos direitos autorais está embasada na ideia de que aquilo que confere valor à obra é a sua raridade, o seu difícil acesso; já a difusionista-democrática se ampara na inseparabilidade de publicidade e valor. A internet favorece a segunda concepção, uma vez que a existência física do objeto cultural que sustentava a primeira vai sendo substituída por sua transformação em entidade puramente informacional. Desse modo, também se produz uma transformação da natureza das bibliotecas. As novas bibliotecas virtuais se baseiam no armazenamento e na disseminação tais como as antigas bibliotecas materiais, mas oferecem uma mudança decisiva porque a estocagem depende da distribuição e não o contrário: é a difusão que garante o armazenamento descentralizado dos arquivos.

O Fórum é uma biblioteca sem fins lucrativos e construída nesses moldes modernos e democráticos.

Os defensores da concepção patrimonialista dos direitos autorais costumam pintar cenários catastróficos em que a circulação irrestrita de obras gera esterilidade criativa. No entanto, ignoram, ou fingem ignorar, que os textos nascem sempre de outros textos e que o autor é, antes de tudo, um leitor. 

 

CASO MICROSOFT

A pirataria de software ao contrário do que pensa o senso comum pode ajudar a Microsoft.

Essa é uma das conclusões de um estudo polêmico de dois pesquisadores da Havard Business School, dos Estados Unidos.

O texto acadêmico (Dynamic Mixed Duopoly: A Model Motivated by Linux vs. Windows) foi escrito pelo professor assistente Ramon Casadesus-Masanell e pelo professor Pankaj Ghemawat e publicado em uma edição especial da revista Management Science.

Segundo os pesquisadores da Harvard Business School, é que a pirataria do Windows pode, na verdade, ajudar a Microsoft. Isso porque quanto mais pessoas usam o software, maior é o efeito rede, o que torna o Windows mais valioso e permite que a Microsoft cobre mais por ele.

 

TERMOS DE USO

Para mais informações, acesse os TERMOS DE USO, link no Menu.

 


afonsogalileu, LARISSAGIUBERTI_, mikinha e 9 pessoas gostaram
Compartilhe:

SITES QUE AJUDAM OS CONCURSEIROS

Adquira no Rateio Ninja cursos de diversas editoras (descontos imperdíveis)

 

Descubra como estudar melhor gratuitamente:

Cursos completos GRÁTIS do Rateio Ninja